Contacte-nos ainda hoje

Destaques / Highlights

Armaduras LED – a visão técnica da Schuch
16/04/2018
“As armaduras LED têm um tempo de vida estimado de 100 000 horas”; “Os LED vieram substituir com poupança as outras lâmpadas em todas as aplicações”; “As armaduras com LED acendem instantaneamente”; “Nas armaduras ATEX podemos substituir as lâmpadas fluorescentes por tubos LED, para consumir muito menos”

Estes são alguns dos mitos que ouvimos (e lemos) continuamente, com consequências diretas na qualidade de algumas escolhas feitas em concursos, na análise de concorrência, na funcionalidade e nos custos de operação e de manutenção de muitas instalações. Apresentam-se seguidamente algumas definições, recomendações, sugestões e alertas, que aparecem no suplemento técnico do catálogo da SCHUCH e que pretendem ser um auxiliar para todos aqueles que tenham de avaliar, escolher ou sugerir armaduras LED. Comecemos pelos valores nominais indicados nos folhetos técnicos para a armadura, tais como potência consumida, fluxo luminoso e eficiência. Todos deverão estar em conformidade com o IEC 62722-2-1, sendo que o fluxo não pode ser inferior em 10% ao nominal e a potência não pode ser superior em 10% ao nominal.
 
Tempo de vida estimado. Há uns anos atrás misturava-se o tempo de vida estimado do LED com o do sistema ou luminária emque estava montado. O valor teórico com o  valor real em operação. Graças ao trabalho de normalização, das comissões técnicas e associações de fabricantes idóneos, o que aparece agora nos folhetos técnicos são valores bem claros e que podem ser comparados, permitindo uma escolha racional.
Os folhetos apresentam o valor Lx, o tempo a partir do qual, em média, o fluxo baixa de x% face ao fluxo inicial. Ou, dito de outra forma, no tempo Lx o fluxo luminoso será x% menos do que o fluxo especificado. Valores típicos para “x” são 70 (L70) ou 80 (L80). E estes são valores espectáveis. Para melhorar a análise é indicado o valor composto, por ex., L80B10 50.000h, que indica que, estatisticamente, 90% (100-10) das luminárias mantêm pelo menos 80% do seu fluxo luminoso após 50.000h. Não se incluem neste cálculo as avarias do controlador ou a degradação (opacidade) dos difusores com o tempo.

Quer saber mais sobre este tema? Consulte em baixo PDF

Ficheiros

Partilhe nas redes sociais: