Quem Somos / Who we are
PALISSY GALVANI - Eletricidade S.A.
A mais antiga empresa comercial portuguesa do ramo eléctrico
Fundação da Empresa
Em 1895 um grupo de sócios inicia a história da mais antiga empresa nacional de comercialização de material eléctrico. Dão-lhe o nome de ‘
Casa Palissy Galvani’.
O seu dirigente,
Guilherme F. Simões, tinha um plano de negócio simples mas revolucionário para a época. Aproveitando a crescente divulgação e instalação da electricidade, a
Casa Palissy Galvani era fornecedora de material para as diversas repartições do estado, fábricas e casas particulares e, ao mesmo tempo, possuía pessoal habilitado para instalações e montagem de luz eléctrica e telefones bem como de outras aplicações de electricidade.
Do livro de vendas de 1895 salientamos clientes como a “Direcção dos Telegraphos e Pharoes do Reino”, a “Companhia Anglo-Portugueza de Telephones”, a “Real Fábrica da Vista Alegre”, a “Companhia da Real Fábrica de Fiação de Thomar” ou o antigo estaleiro naval “Parry & Son”. Ou outros, fora da indústria, como os “Pombaes Militares”, a “Escola Prática de Engenharia”, o músico Alfredo Keill, o “Ministro da Rússia”, o “Conde das Galveas” ou o “Club Excentrico”.
Início de um novo ciclo
Em 1945 a empresa é comprada pelo seu maior fornecedor,
Mário Pires Ferreira Chaves, pelo seu filho mais novo (com o mesmo nome) e pelo sogro deste,
Francisco Pereira de Sousa. Estão criadas as condições para estabelecer novas parcerias com empresas europeias, reforçando a introdução no mercado nacional das novidades que proliferam na europa da reconstrução pós-guerra.
Este período começa a ter um peso crescente no perfil da
Palissy Galvani: o peso da importação e representação de marcas internacionais para o mercado de Portugal.
Em 1957 foi feita uma profunda obra na Sede no Chiado e actualizada a rã, agora representada por uma bela escultura modernista em bronze, da autoria de Jorge Vieira.
Para acompanhar o seu crescimento a empresa foi alugando outros espaços de armazenagem no Chiado.
Especialização e Crescimento
No último quartel do século XX a
Palissy Galvani conseguiu um crescimento acelerado e uma maior especialização na área de produtos para a indústria e os serviços à indústria.
Nos anos 90 foram adquiridas novas instalações no Chiado, para onde foi transferida a Sede Social, e um novo Centro Logístico.
Com 2000m² de área coberta e 3000m² de área total, situado num local privilegiado em acessibilidades regionais e nacionais, toda a logística da empresa foi centralizada e a operacionalidade substancialmente melhorada.
Este caminho de desenvolvimento continua com a obtenção, em 2003, da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000.
Antigas Fundações, Novas Infraestruturas, Desafio Aliciante
Após 115 anos no elegante centro histórico da capital, toda a empresa passou a estar concentrada, em 2010, nas instalações próprias da Granja – Vialonga, 12 Km a norte de Lisboa.
Foi feito um investimento de qualidade nas instalações para propiciar excelentes condições de trabalho para a equipa e de acolhimento para os
Parceiros da Palissy Galvani – clientes e representadas.
É agora possível ampliar a nossa oferta, melhorar a proximidade com os clientes, potenciar a formação técnica interna e externa, incrementar a qualidade do serviço, em suma, fazer mais e melhor.
Celebramos 125 anos em 2020!
Uma grande responsabilidade que nos dá mais entusiasmo para continuar a promover boas soluções profissionais.
As das nossas Marcas.
